Conceituando Mercado Financeiro

Boa tarde, leigonomistas!


Talvez esse primeiro post seja o mais difícil, pois tive que parar e pensar em qual assunto eu gostaria de ter aprendido, quando comecei a navegar nesse mar chamado mercado financeiro.

Acho que é justo começarmos a compreender alguns conceitos que serão de extrema importância para um melhor entendimento. Dessa forma todos nós alcançaremos um conhecimento genérico para depois podermos estudar coisas mais específicas.

Vamos ao conceito de hoje:


MERCADO FINANCEIRO

É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médios, longos e indeterminados, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro e fixo.

Se você não entendeu nada do conceito acima, não se desespere, não se angustie, não se aflija, não surte. Vamos observar cada sentença e ver o que podemos extrair disso tudo:

Segundo a wikipédia, um agente econômico seria "qualquer entidade que pertence e atua num determinado sistema econômico."

Podemos entender sistema econômico como sendo a economia em geral. Assim, agentes econômicos podem ser: as Famílias (que têm o objetivo de satisfazer suas necessidades), as Empresas(que têm o objetivo de maximizar seus lucros) e o Governo (que tem o objetivo de ampliar o bem-estar social). A função de todos os Agentes Econômicos é fornecer e pagar bens e serviços.

Trazendo para o "nosso idioma", podemos entender que qualquer forma de transação financeira é um movimento entre agentes econômicos. Ou seja, quando eu compro uma maçã no mercado, eu estou movimentando todo um sistema econômico, pois estou dando lucro para o mercado, que por sua vez, gerou algum lucro para o agricultor que fez o plantio daquela fruta e, ainda assim, satisfaço a minha vontade pessoal, que era a de comer uma maçã. É claro que esse é um exemplo muito simplificado, pois existe muito mais dentro dessa única transação, como a incidência de impostos e a influência no preço, porém não abordaremos isso por enquanto, pois ainda estamos entendendo como as coisas funcionam.

Por ora, é isso, leigonomistas.


Boa tarde e bons estudos financeiros para todos!

0 comentários:

Postar um comentário